Visitas ao Blog do GAIA

quarta-feira, 5 de junho de 2013

ESA captura a imagem de duas crateras "gêmeas" no solo do planeta Marte



A sonda Mars Express, da Agência Espacial Europeia (ESA), flagrou duas crateras idênticas de 50 km de largura na superfície de Marte.


Elas estão localizadas na região plana denominada PlanumThaumasia, ao sul de Valles Marineris, o grande cânion do Sistema Solar.
Nomeadas como Gêmeas Arima foram localizadas em janeiro e são o resultado, provavelmente, de grandes explosões subterrâneas de gelo. Essas crateras podem fornecer dados que ajudam na compreensão de como era constituído, no passado, a superfície de um planeta.
“Eles fornecem evidência para a região Thaumasia Planum, uma vez tendo hospedado água abundante no subsolo ou o gelo que foi libertado durante eventos de pequenos e grandes impactos”, afirmou a ESA.
As crateras são formadas quando um asteroide atinge a superfície rochosa de um planeta, fazendo com que essa superfície se comprima a tal ponto que eleve a sua densidade. Após o impacto, as regiões comprimidas se despressurizam rapidamente, explodindo de forma violenta.



“Uma ideia para a formação do poço central é que quando a rocha ou gelo derretido durante a colisão, a substância escoa através de fraturas por baixo da cratera, deixando um buraco”, disse a ESA.

“O poço está situado no centro da cratera principal, onde a maior parte da energia de impacto foi depositado”.
Embora sejam parecidas, as crateras gêmeas possuem profundidade diferente, tal como é mostrado no mapa topográfico.
Outras crateras vizinhas, que se originaram após algum impacto, também mostram evidência de água em seu subsolo, ou o de gelo no instante do impacto.

Fonte da informação:  http://www.jornalciencia.com/universo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário