Visitas ao Blog do GAIA

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O que são quilates?

Foto de mais de quinhentos quilates de pequenos diamantes da região de Diamantina,
MG. Fotografia de Juvenal Pereira do Livro Minerais e Pedras Preciosas do Brasil.


Um quilate é uma unidade de peso para diamantes e outras pedras preciosas. Um quilate é igual a 200 miligramas (0,200 grama, o que equivale a dizer que 1 grama = 5 quilates). Além disso, é importante saber que no mercado de diamantes, principalmente, o termo “ponto” é muito utilizado. 1 quilate equivale a 100 pontos (1ct = 100 pontos ou 1 ponto = 0,01 ct).



Por outro lado, o quilate simbolizado pela letra “K” tem outro sentido. Ele é utilizado como medida de pureza para o ouro. Nesse caso, o quilate expressa a quantidade de ouro em determinada liga. O ouro 24K é o ouro puro – ouro fino –, ou seja, 24 de 24 partes são ouro. Como o ouro puro é muito frágil e mole, ele geralmente é fundido a outros metais. Então, o ouro 18K, por exemplo, é composto por 18 partes de ouro e 6 partes de outros metais (75% de ouro e 25% outros metais). Portanto, 24K é a medida referência, que significa, teoricamente, um produto com 100% de ouro.
O termo em inglês para o quilate como medida de pureza é o karat.

Em suma:
Quilate = carat = ct Nesse caso, o quilate é uma medida de peso.
Quilate = karat = K  Nesse caso, o quilate é uma medida relativa de pureza do ouro.


De onde veio essa unidade de pureza tão engraçada? Acontece que uma moeda de ouro alemã chamada marco era comum há cerca de mil anos. Ela pesava 24 quilates (4,8 gramas). A pureza do ouro na moeda foi expressa com o número de quilates de ouro presente nessa moeda de 24 quilates.


Fonte: http://ciencia.hsw.uol.com.br
http://blog.poesie.com.br/diamantes/o-que-e-quilate/

2 comentários: