Visitas ao Blog do GAIA

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Paisagens: Geleira Perito Moreno, Patagônia

Crédito da Imagem: Danielle Piuzana


A Geleira Perito Moreno localiza-se na Argentina, no Parque Nacional Los Glaciares. A geleira possui 250 Km e mede 30 km de comprimento. Além disso, a geleira mede 5 km de largura com uma profundidade total de gelo de 170 m. A parte mais profunda da geleira chega a 700 m. 











Como se formou?


O processo de formação da Cordilheira dos Andes começou no Terciário e chegou ao início da Idade do Gelo mais recente, início do Quaternário. Nos tributários do Rio Rico podem ser vistas algumas dobras de rochas do Período Cretáceo, como indícios de movimentos tectônicos da convergência das placas tectônicas Sul-Americana (onde vivemos) e a Placa de Nazca, que se encontra no Oceano Pacífico (dê uma olhada no seu Atlas Escolar, na parte de Placas Tectônicas). 

A área do Parque foi afetada pelas glaciações do Quaternário. A espessura do gelo chegou entre 900 e 1400 metros na fase de crescimento mais rápido, cobrindo grande parte de sua área. Como resultado, o alívio foi facilitado em muitas áreas e vários vales glaciais foram escavados pela ação erosiva da geleira. Avanços glaciais foram detectados na região, a maior das quais chegou a cerca de 80 km a leste do lagos Viedma  e Argentino, que voce pode localizar no mapa acima. 
Sistemas de morenas glaciais  são observadas por toda a região. Este nome engraçado - morenas glaciais -  São os depósitos produzidos pelas geleiras quando estas se deslocam. O gelo transporta fragmentos de várias dimensões, mas ele, ao se atritar com rochas maiores, vai depositando esses fragmentos. Dentro do Parque têm sido algumas testemunhas-escuro do último avanço glacial, e normalmente formam uma península no lago a cerca de 1000 metros da frente da geleira hoje.  Em muitas áreas próximas às margens dos lagos são sedimentos lacustres também correspondem a um período em que o lago chegou a um nível mais elevado do que hoje. 


Perito Moreno é uma das três geleiras da Patagônia que não está em retração. Este campo de gelo representa a terceira maior reserva mundial de água doce.



E este nome? Perito Moreno? de onde surgiu?


O nome da geleira se deve ao cientista, naturalista e explorador argentino Francisco Moreno, conhecido como Perito Moreno (1852 — 1919). 

Moreno atravessou a Patagônia de oceano à oceano, entrando em contato direto com as nações indígenas da Patagônia, estudando seu passado e suas origens. Os dados e materiais recolhidos nesta expedição abriram novos horizontes para a antropologia sul-americana e impulsionaram vários cientistas europeus a tomar as etnias indígenas da América do Sul como objeto de estudo. Em 15 de fevereiro de 1877 chegou ao Lago Argentino, onde atualmente se encontra a cidade de El Calafate e descobriu o imponente glaciar que posteriormente foi batizado em sua homenagem .


Crédito da Imagem: Marcelino Morais

Nenhum comentário:

Postar um comentário